02/03/2012
Entre os dias 28/02 e 01 de março, Brasília foi sede do II Encontro de Assessorias de Imprensa dos Fiscos Estaduais e Distrital e do I Workshop de Comunicação da Fenafisco. Realizado no hotel Brasília Imperial, o evento contou com a participação de diretores de comunicação e de assessores de imprensa de mais de 20 sindicatos ligados à Fenafisco.
O primeiro dia de atividade foi aberto com a palestra Comunicação e Sindicalismo. Os jornalistas Val Gomes e Susana Buzeli, ligados a movimentos sindicais, explanaram sobre os processos de comunicação corporativa dentro das entidades de classe e qual o verdadeiro papel do assessor de imprensa dentro do contexto sindical. No turno da tarde, o tema abordado foi as políticas de comunicação e como se deve dar o relacionamento entre sindicatos com a mídia e com a sociedade, ministrado pela professora da UNB Elen Geraldes.
O segundo dia de trabalho iniciou com a apresentação de uma pesquisa acadêmica da assessora de imprensa do Sindifisco da Paraíba, Elara Leite, sobre a importância da assessoria de comunicação na formação de conceito nas organizações sindicais. A pesquisa teve como objeto o trabalho produzido por nove assessorias de comunicação de sindicatos do Fisco
O diretor de Comunicação do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União, Márcio Hudson de A. Figueiredo, traçou um paralelo entre o livro A Arte da Guerra (Sun Tzu) e as estratégias de comunicação corporativa nas entidades de classe. Hudson falou também sobre a experiência positiva da TV Legis, ligada à entidade, que produz um programa semanal de 28 minutos de duração abordando diferentes temas de interesse dos servidores públicos. O programa ganhou notoriedade nos bastidores da política no Congresso Nacional e, em breve, estreará na TV aberta, no canal da Rede TV.
As novas tecnologias de comunicação e o uso corporativo das redes sociais foram objetos do debate na tarde do dia 29. O jornalista da TV Globo Brasília, Leonardo Ribeiro, abordou o tema e apresentou aplicativos que conseguem realizar medições precisas sobre como as notícias geradas nas redes sociais (twitter, facebook, etc) influenciam e são disseminadas entre milhares de pessoas em curto espaço de tempo. Ribeiro também realizou uma oficina de Media Traning (treinamento de executivos para como agir durante entrevistas em diferentes meios de comunicação). Ribeiro salientou desde aspectos comportamentais até qual a melhor roupa para cada ocasião.
O objetivo principal do Encontro, realizado pela Fenafisco, é de criar uma rede de comunicação nacional do Fisco, interligando os diferentes departamentos de comunicação pela Internet. Um documento foi produzido ao fim dos debates e ainda neste semestre a Fenafisco distribuirá um manual de comunicação sindical do Fisco para todos os sindicatos filiados. A integração da comunicação entre as entidades servirá para criar um intercâmbio de ideias e disseminar nacionalmente o que cada Estado vem realizando no seu dia-a-dia corporativo.
A diretora de comunicação do Sindifisco-RS, Silvia Grewe, participou do evento.