Notícias Sindifisco-RS


13/05/2022 - Tocchetto assume presidência do Tarf

O auditor fiscal da Receita Estadual aposentado Carlos Tocchetto tomou posse, nesta sexta-feira (13), no auditório da Secretaria da Fazenda do RS (Sefaz-RS), no cargo de Presidente do Tribunal Administrativo de Recursos Fiscais (Tarf).
O Tribunal é um órgão colegiado de segunda instância administrativa que tem competência para julgar litígios entre a Fazenda Pública Estadual e os contribuintes em casos envolvendo impostos e taxas estaduais.
O ato, prestigiado pelos diretores do Sindifisco-RS Vicente Buzzatti e Paulo Mahler, foi aberto pelo secretário adjunto da Sefaz-RS, auditor fiscal Jorge Luis Tonetto, que desejou uma longa gestão ao novo presidente do Tarf.

10/05/2022 - Receita Estadual lança novo ambiente eletrônico para comunicação com os contribuintes

Novo Domicílio Tributário Eletrônico tem avanços em aspectos visuais e em funcionalidades que vão melhorar a experiência do usuário e facilitar a interação entre fisco e contribuintes

09/05/2022 - Coral Sefaz homenageia mamães no auditório do Sindifisco-RS

Prestes a completar sete anos, no próximo dia 17 de julho, o Coral Sefaz realizou uma apresentação, nesta segunda-feira (9), em homenagem ao Dia das Mães. As 14 vozes, conduzidas pelo maestro Giovani Costa no auditório do Sindifisco-RS, executaram, entre outras, as canções Vento Negro, Pela Luz dos Olhos Teus e Roda Viva. Também foi recitado o poema “Se eu vivesse mil vidas neste mundo, não seria o bastante para te amar”.

09/05/2022 - Quatro visões sobre o futuro do RS em caso de permanência ou saída do regime de recuperação fiscal

Atual e ex-secretário da Fazenda e economistas com posições distintas apontam as consequências em caso de continuidade ou rompimento do acordo

Ressurgida a partir da mobilização de entidades e políticos e amplificada diante da proximidade das eleições, a discussão a respeito da adesão do Rio Grande do Sul ao regime de recuperação fiscal (RRF) proposto pelo governo federal também encontra dissenso na área econômica.

A discordância vai desde a concepção sobre o tamanho da dívida com a União — há quem diga que a conta, atualmente em R$ 74 bilhões, já está paga — até visões totalmente diferentes a respeito das implicações do RRF para o futuro do Estado.

A discussão ainda passa pelas atribuições do conselho de supervisão do regime, colegiado formado por três pessoas (uma indicada pelo Piratini, outra pelo governo federal e uma terceira pelo Tribunal de Contas da União) para fiscalizar o cumprimento das metas.

04/05/2022 - Fenafisco e Servir Brasil reforçam luta contra a reforma Administrativa

A Fenafisco, por meio do seu diretor Administrativo e Financeiro, Celso Malhani, vice-presidente do Sindifisco-RS, participou nesta terça-feira (3) de uma cerimônia política, a convite do presidente da Servir Brasil, professor Israel Batista, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

04/05/2022 - Servidores do Estado recebem aumento salarial de 6%

A Assembleia Legislativa aprovou, na noite desta terça-feira (3/5), o projeto de lei que prevê um aumento de 6% na remuneração dos servidores do Estado, sendo 1% retroativo a janeiro e 4,951% a partir de abril. É a primeira revisão geral no Estado desde 2006. 

03/05/2022 - 213° RECD discute pautas da categoria

Em sua 213ª edição, a reunião extraordinária do Conselho Deliberativo (CD) da Fenafisco, ocorreu nesta sexta-feira (29) em formato híbrido (online e presencial) em Salvador-BA, quando representantes do Fisco de todo o país trataram de assuntos sindicais, bem como de outros temas de interesse da categoria.

02/05/2022 - Conselho Deliberativo aprova prestação de contas da Fenafisco

Representantes do Fisco estadual e distrital reuniram-se, em formato híbrido, de forma presencial e virtual, nesta sexta-feira (29), durante a 76ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo, realizada em Salvador-BA, para analisar a prestação de contas do exercício de 2021 e debater as propostas de ajuste orçamentário para 2022.

29/04/2022 - Receita Estadual publica Relatório de Atividades 2021 no Portal Receita Dados

A Receita Estadual publicou, nesta quinta-feira (28/4), um balanço com as principais realizações, resultados, projetos e estratégias executadas ao longo de 2021. O Relatório de Atividades é uma previsão da Lei Orgânica da Administração Tributária (LC nº 13.452/2010 - Título I, Capítulo III, Art 6º, Inciso IV) e está disponível no Receita Dados, portal de transparência da Instituição. Para contribuir com a sustentabilidade e o racionamento dos recursos públicos, a divulgação é exclusivamente digital.

29/04/2022 - Consumidores já podem solicitar devolução da segunda rodada do Receita Certa

Mais de 1,8 milhão de contribuintes podem solicitar o valor pelo site ou APP do Nota Fiscal Gaúcha

A segunda rodada da modalidade do Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) que tem como objetivo distribuir aos gaúchos parte do incremento real da arrecadação com o ICMS proveniente do comércio varejista teve resultado positivo e, por isso, vai devolver R$ 73 milhões aos cidadãos consumidores cadastrados no NFG que solicitam a inclusão do CPF na nota fiscal na hora da compra. Os contribuintes já podem solicitar o resgate da devolução em dinheiro a partir desta sexta-feira (29/04).

1 2 3 4 5

Clique no play para ouvir a programação

@ Siga no Instagram