17/08/2011 CORREIO DO POVO
Bancada petista fechou consenso em torno do nome do ex-deputado
Reunida ontem, a bancada estadual do PT decidiu indicar, por consenso, o nome do ex-deputado estadual Estilac Xavier para uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). É a primeira vez que os petistas emplacam uma indicação para o órgão de controle externo.
Antes, o bloco de siglas rivais ao PT se unia para excluir o partido do processo. Neste ano, os petistas construiram um acordo com as outras três maiores bancadas - PMDB, PP e PDT - para ter a prerrogativa de fazer a indicação, que ocorrerá ainda de forma informal, pois o projeto de resolução que oficializa os critérios do rodízio está em tramitação na Assembleia.
Defensor histórico das indicações técnicas ao TCE, o PT nega a existência de contradição na confirmação do nome de Estilac, de perfil predominantemente político. Atual secretário-geral de Governo, Estilac teve como grande trunfo o apoio de Tarso Genro ao seu nome. Avalizado pelo governador, ele logo conseguiu o apoio dos deputados da corrente Democracia Socialista, a maior do PT. O grupo de Miriam Marroni, que deverá assumir a secretaria-geral no lugar do próprio Estilac, também atendeu ao pedido de Tarso. Antes do consenso, alguns deputados petistas mantiveram a defesa da indicação da advogada Maritânia Dallag''noll.