Artigos e Apresentações

Núcleo Comunitário ajuda a construir um Brasil melhor

13/12/2023

O NCC Belém (Núcleo Comunitário e Cultural Belém Novo), situado na zona sul de Porto Alegre, é uma entidade sem fins lucrativos, tendo por missão promover a inclusão de pessoas carentes através de formação profissional e complementação educacional.

Nas duas últimas semanas, o Núcleo celebrou duas formaturas. No curso de Auxiliar Administrativo, em conjunto com o Sindilojas POA, formaram-se 59 alunos. No curso Recondicionamento de Computadores, curso destaque da entidade, formaram-se 143 alunos. No total, mais de 1.700 alunos já foram formados nesse curso pelo Núcleo, compreendendo conteúdos de informática básica, intermediária e reciclagem de computadores.

Os eventos de formatura constituem um aporte à autoestima dos alunos e o certificado ajuda no encaminhamento ao mercado de trabalho, na geração de renda e desenvolvimento tanto pessoal como coletivo. Além disso, a formação recebida no Núcleo acaba por estimular grande parte dos alunos a continuarem seus estudos em novos cursos ou mesmo na faculdade. Em 2006 o Núcleo foi premiado na área de Direitos Humanos pela UNESCO.

Em função do curso de recondicionamento de computadores, o Núcleo recebeu um milhão de reais do Ministério das Comunicações e mais 488 mil em emendas parlamentares. No Brasil, somente 20 entidades estão credenciadas para fazer a reciclagem de computadores. Os computadores reciclados são doados a entidades públicas, como escolas e bibliotecas, e todo lixo eletrônico é encaminhado para reciclagem.

Antes da pandemia o NCC Belém atendia cerca de 700 alunos/mês, mas a crise resultou na redução do quadro, e atualmente o atendimento mensal está ao redor de 300 alunos. Mais de 7.000 alunos foram formados pelo Núcleo desde 2004, ano da criação da entidade.

A área geográfica de localização e atuação do Núcleo na zona sul de Porto Alegre é uma região que atrai ao mesmo tempo pessoas de alta e baixa renda, em função de “espaço” mais amplo, natureza, distância do centro e custo menor de moradia. Quando a Brigada Militar se instalou na Juca Batista em 2002, a área estava bastante conflitada, e tiveram a ideia de fazer seguidamente um sopão comunitário, antecedido de palestra sobre pacificação e segurança do entorno.

Foi dessa forma que o Núcleo se originou, atuando na integração e formação da comunidade local até os dias de hoje. Atualmente o NCC Belém cede prédio em comodato de forma gratuita para Brigada Militar, respondendo inclusive por eventuais consertos ou reforma. Além dos cursos de Recondicionamento de Computadores e Auxiliar Administrativo já citados, também são oferecidos, dentre outros, cursos de design gráfico, caratê, danças, contação de histórias e artesanato, visando a formação pessoal e geração de emprego e renda.

De forma simples e sem custo adicional para você, também podes ajudar. O ano está chegando ao final, fechando o período de apuração do imposto de renda a ser declarado no ano que vem.

Uma das formas de financiamento do NCC Belém são as doações recebidas através do FUNCRIANÇA. Apesar do Imposto de Renda ser de sua responsabilidade, ao doar parcela do imposto devido para o NCC Belém, são os governos Federal, Estadual e Municipal que arcam com o custo da doação, pois o IR é compartilhado entre os três entes da Federação (aproximadamente 50% Receita Federal, 25% Receita Estadual e 25% Receita Municipal).

Dessa forma, gostaríamos de sugerir uma boa ação de Natal na forma de doação de parte do imposto de renda devido. Basta acessar a página FUNCRIANÇA da Prefeitura de Porto Alegre, pesquisar por “Núcleo Comunitário e Cultural Belém Novo”, selecionar a opção “Projeto Sócio Educativo V”, preencher o formulário e emitir a DAD para pagamento. O pagamento deve ocorrer até 28 de dezembro, e não 29/12 (feriado bancário). A doação pode ser de até 6% do imposto devido para pessoas físicas e 1% para pessoas jurídicas.

Um Feliz Natal e um ótimo 2024!

@ Siga no Instagram