Artigos e Apresentações

O paradoxo do Fisco

02/09/2022

Tamanha é a importância dos recursos disponíveis para o Estado prestar serviços à população, que a polêmica muitas vezes criada em torno do sistema tributário chega a ser demasiadamente infantil. Não que a discussão em torno do tema seja desnecessária. Ao contrário, precisamos falar mais sobre isso, mas com seriedade e com informações confiáveis e verdadeiras.

Assim como um condomínio não pode prescindir das contribuições de seus condôminos, municípios, estados e União também não podem exercer suas funções sem os recursos obtidos através dos impostos, taxas e contribuições. Neste sentido, a participação de todos é fundamental. Quando um condômino deixa de pagar a taxa condominial, os outros moradores do prédio acabam sendo prejudicados, tendo de pagar uma conta mais salgada. O mesmo acontece quando sonegadores deixam de recolher os impostos para o Estado. No caso dos contribuintes pessoa jurídica, essa situação fica ainda mais delicada, pois muitas vezes já cobraram o valor dos impostos em produtos e serviços. Ou seja, se não repassam ao Estado, ficam de posse do dinheiro dos consumidores. Este é só um exemplo do que acontece atualmente.

Mas é claro que o nosso sistema tributário tem muitos problemas. A complexidade é um deles, a regressividade – que faz pesar mais sobre quem ganha menos – é outro. Esses temas fazem parte do dia-a-dia dos auditores fiscais. É sobre isso que se dedicam os profissionais da Administração Tributária: prover recursos ao Estado, buscar a justiça fiscal e combater a concorrência desleal, que se processa através da sonegação fiscal. Por tudo isso, neste 2 de setembro, quando o Sindifisco-RS, sindicato que representa a categoria dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do RS, faz aniversário, queremos aproveitar para parabenizar toda a categoria e a sociedade gaúcha, que conta com esses importantes profissionais para ajudar o Estado a investir em serviços públicos que ajudam a melhorar a vida das pessoas.

@ Siga no Instagram