Tributar os super-ricos para investir na educação pública foi o tema do debate desta segunda-feira (7), durante live nas redes sociais. “É preciso oferecer acesso, permanência, qualidade e educação como direito. Para isso são necessários mais recursos que devem vir também da tributação das grandes fortunas”, defende a secretária-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e vice-presidente da Internacional da Educação para América Latina (Ieal), Fátima Silva, citando uma das formas de ampliar a receita, como aprovado na Argentina essa semana. A pandemia acentuou a crise sanitária, econômica e humanitária, exigindo mais justiça social e fiscal.
A Receita Estadual divulgou, nesta terça-feira (8/12), a 29ª edição do Boletim sobre os impactos da Covid-19 nas movimentações econômicas dos contribuintes de ICMS do Rio Grande do Sul. A publicação, que já está disponível no Receita Dados (portal de transparência da Instituição), apresenta o desempenho dos principais indicadores econômico-fiscais do Estado ao longo de novembro. Os números reafirmam o cenário de retomada da atividade econômica, com resultados positivos, por exemplo, na emissão de notas eletrônicas, nas vendas da indústria e do varejo e na arrecadação de ICMS.
Todas as vendas de produtos do agronegócio para fora do Brasil em 2019 renderam aos cofres públicos apenas R$ 16,3 mil em imposto de exportação. A cifra representa 0,000003% do valor total das vendas, ou seja, o Estado brasileiro arrecadou um centavo em imposto de exportação a cada R$ 323 mil faturados. A alíquota oficial é 30% – a mesma aplicada na Argentina, por exemplo –, mas a legislação permite que o governo altere o percentual tributado para estimular setores específicos da economia.
O diretor da Fenafisco e coordenador da Comissão Parlamentar do Fonacate, Celso Malhani, se reuniu na sexta-feira (4) com os demais integrantes do Fórum e da Frente Servir Brasil, com o objetivo de debater aprimoramentos à PEC 32/2020, que dispõe sobre a reforma administrativa.
Segundo o Ministério da Economia, 665 servidores entraram no serviço público de janeiro a outubro; para sindicalista, política tem levado a ‘estrangulamento de carreiras’, mas governo diz que admissões temporárias seguem legislação
Com os concursos públicos barrados desde o governo Michel Temer, o número de servidores públicos federais que ingressaram nas carreiras por concurso caiu em 2020 para o menor nível em dez anos. O governo vem recorrendo a trabalhadores temporários para suprir as necessidades, o que desagrada os sindicalistas, que afirmam que já está em curso uma reforma administrativa silenciosa.
A partir do dia 16 de dezembro, proprietários de veículos do Rio Grande do Sul já podem pagar o IPVA 2021 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) com desconto. Pagar o tributo antecipado até 30 de dezembro pode garantir ainda mais economia no bolso do cidadão, considerando o desconto de 3% pela antecipação e ainda ter o valor da Unidade de Padrão Fiscal (UPF/RS) nos patamares de 2020. Na virada do ano, há atualização do valor, estimado em 3,54%.
Para conter as despesas correntes e reforçar a disciplina fiscal, o governo do Estado apresentou a deputados e bancadas da Assembleia Legislativa, em reunião virtual, na manhã desta quinta-feira (3/12), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que inclui um Teto de Gastos Estaduais, a obrigatoriedade do realismo nas premissas orçamentárias e parâmetros para os Duodécimos.
STF declara inconstitucionalidade da exigência de requisitos diferenciados em função do gênero para a concessão de pensão por morte
O Sindifisco-RS, visando a fornecer subsídios às decisões dos tribunais, oferecendo-lhes melhor base para questões relevantes e de grande impacto, participou, na condição de amicus curiae, do Recurso Extraordinário com Repercussão Geral nº. 659.424/RS, que julgou inconstitucional, por transgressão ao princípio da isonomia entre homens e mulheres, a Lei nº. 7.672/1982 do Estado do Rio Grande do Sul, a qual condicionava o acesso ao benefício de pensão por morte à comprovação de invalidez ou dependência econômica, quando requerido por cônjuge do sexo masculino.
Em função da mudança na classificação de risco da região de Porto Alegre por conta das medidas de combate ao novo coronavírus (Covid-19), o IPE Saúde suspendeu novos agendamentos para atendimento presencial na sede do instituto, na Avenida Borges de Medeiros, 1945.
Os diretores da Fenafisco, Celso Malhani, Glauco Honório e Francelino Valença, participaram nesta segunda-feira (30), de reunião com o ex-deputado Luiz Carlos Hauly e com representantes de entidades do Fisco das três esferas, para além de analisar o andamento de projetos em tramitação que preveem o desmonte do serviço público, discutir a conjuntura política em relação à reforma tributária e avaliar pontos específicos da proposta sob análise da comissão mista, formada por 25 deputados e 25 senadores, que tem como objetivo unificar os textos das PECs 45/2019 (Câmara) e 110/2019 (Senado), respectivamente.