Notícias Sindifisco-RS


15/04/2019 - Pobres na mira - Por Juremir Machado

A Reforma da Previdência combate privilégios ou ferra a classe média e os pobres? O governo conta uma linda história. A BBC News resolveu conferir. Resultado: os militares nada sofrerão. Perdem por um lado, ganham por outro. Trocam seis por meia dúzia. No essencial, ficam na boa, com o salário integral da ativa e sem idade mínima. Quem mais perde? Trabalhadores da iniciativa privada de classe média e pobres. É na ponta do lápis.

12/04/2019 - Capitalização fracassada - Por Juremir Machado

Regime de aposentadoria não funcionou em país algum. Eu tenho uma obsessão: conferir o que os demais países, especialmente a Europa desenvolvida e os Estados Unidos, fazem. Se apenas o Brasil agarra-se a alguma coisa, eu me pergunto: será uma jabuticaba? Somente Brasil, Estônia e Eslováquia não taxam dividendos. Pode ser bom isso? Por que a Alemanha taxa? Conclusão amarga: é jabuticaba. Essa minha mania me leva a ler documentos incríveis. A Organização Internacional do Trabalho (OIT), órgão da ONU, publicou um trabalho fundamental sobre regime de aposentadoria por capitalização. No site brasileiro da OIT tem uma boa síntese: “Reversão da Privatização de Previdência: questões chaves”.

12/04/2019 - Estudo da OIT mostra que privatização da Previdência fracassa no mundo

Entre 1981 e 2014, 30 países privatizaram total ou parcialmente seus sistemas de Previdência Social, sendo que 18 depois fizeram alterações no modelo. Para OIT, apenas bancos ganham com a privatização

12/04/2019 - Gestores Públicos e o Meio Ambiente - Por Celso Malhani

Foi com muita satisfação que lançamos a 18ª edição do Prêmio Gestor Público (PGP)! Nestes 18 anos de existência, essa iniciativa de responsabilidade social das entidades que representam os auditores fiscais da Receita Estadual já premiou mais de 900 projetos. Em 2019, o PGP elegeu como destaque o tema Meio Ambiente: gestão consciente, município sustentável. O objetivo é fomentar o debate, ampliar a consciência social e reconhecer publicamente os melhores projetos dos gestores públicos municipais em prol de suas comunidades. 

11/04/2019 - Tributação Ambiental - Por Jorge Ritter de Abreu

Existem divergências em torno das constatações que revelam a elevação da temperatura média do planeta, se causada pelo homem ou não. Muito embora se possa provar que há um crescimento na concentração dos gases causadores do efeito estufa, desde o início da revolução industrial para cá, algumas vozes ainda não reconhecem que o aquecimento global verificado seja causado pelas atividades de produção humana.

11/04/2019 - Câmara dos Deputados realiza enquete sobre reforma da Previdência

A Câmara dos Deputados realiza uma enquete virtual sobre a reforma da Previdência, em que é possível que qualquer pessoa avalie a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/2019. Ao entrar na votação, surge a pergunta "O que você acha disso?" logo abaixo da numeração da proposta.

11/04/2019 - Eduardo Fagnani: "O que se pensa no Brasil é ter um capitalismo sem consumidor"

O Brasil precisa de uma reforma da Previdência? Que tipo de reforma? A proposta apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) e por seu ministro da Economia, Paulo Guedes, é boa? Quais as consequências dela? Para ajudar a responder essas perguntas, o jornal Sul21 conversou com Eduardo Fagnani, professor de Economia da Unicamp.

10/04/2019 - Receita apresenta ao governador 30 iniciativas para desenvolver a Administração Tributária

Cumprindo os prazos estabelecidos pelo Decreto n° 54.477/19, a Receita Estadual apresentou ao governador Eduardo Leite, na última terça-feira (2), uma série de propostas para otimização e eficiência das receitas do poder Executivo. Durante a reunião, foram abordadas 30 iniciativas pensando na Receita do futuro, nomeada "Receita 2030: Rumo à Receita Digital".

10/04/2019 - Em análise dos cem dias de governo, Leite fala em extinguir "vantagens e benefícios"

Ao fazer um balanço dos primeiros cem dias à frente do Estado, o governador Eduardo Leite cita o lançamento do plano de segurança pública e do programa de concessões e a solidez de sua base de sustentação na Assembleia como suas principais realizações. 

Nada disso é comparável ao barulho que vem por aí nos próximos meses. Em sigilo, Leite e equipe trabalham em propostas polêmicas, como extinção de benefícios aos servidores, cobrança de alíquota previdenciária suplementar sobre os salários, reestruturação de carreiras, alterações nas leis de licenciamento ambiental e mudanças no sistema tributário e no repasse do duodécimo aos demais poderes. 

10/04/2019 - Maná para os bancos - Nova Previdência pode gerar receitas de R$ 388 bi por ano aos bancos

Todas as propostas de reforma da Previdência incluíram um pilar de capitalização. Nele, o trabalhador da ativa faz uma poupança, voluntária ou compulsória. Na hora de receber o benefício, o capital acumulado e seus rendimentos ajudam a compor o saldo, reduzindo a carga sobre os trabalhadores na ativa. Esse modelo é visto como virtuoso por dois motivos. O primeiro, macroeconômico, é que ele permitirá a geração de poupança de longo prazo. O segundo, microeconômico, é dar ao trabalhador as melhores alternativas para seu dinheiro, estimulando uma cultura de poupança. No entanto, há algumas dificuldades.

4 5 6 7 8

@ Siga no Instagram