Artigos e Apresentações

Gestores Públicos e o Meio Ambiente - Por Celso Malhani

12/04/2019

Foi com muita satisfação que lançamos a 18ª edição do Prêmio Gestor Público (PGP)! Nestes 18 anos de existência, essa iniciativa de responsabilidade social das entidades que representam os auditores fiscais da Receita Estadual já premiou mais de 900 projetos. Em 2019, o PGP elegeu como destaque o tema Meio Ambiente: gestão consciente, município sustentável. O objetivo é fomentar o debate, ampliar a consciência social e reconhecer publicamente os melhores projetos dos gestores públicos municipais em prol de suas comunidades. 

Até hoje, mais de 60 projetos já foram premiados na área de gestão ambiental em edições anteriores do Prêmio e estão disponíveis no Banco de Projetos do PGP para serem livremente replicados.

Em uma época na qual testemunhamos grandes alterações climáticas e somos dramaticamente atingidos por catástrofes como as de Mariana e Brumadinho, apenas para citar as mais recentes, nada mais sensato do que trazermos esse importante tema para o centro do debate buscando abordá-lo de forma proativa, preventiva e resolutiva.

 
Independentemente de quem sejam os responsáveis pelos desastres ambientais – o objetivo aqui não é promover uma caça às bruxas –, precisamos ser previdentes e buscar a responsabilidade para nossas decisões políticas. Afinal, são os gestores públicos que têm o voto eaconfiança da sociedade para defendê-la e, ao mesmo tempo, abrir caminhos para o progresso, a evolução enquanto seres individuais e coletivos.
 
Quando falamos em progresso, temos que ter em mente que somos seres dotados de certa inteligência e, desta forma, nada mais normal do que esperar – talvez até exigir – que promovamos um crescimento inteligente: ambientalmente sustentável, economicamente viável e socialmente justo. É com essa intenção que convidamos a todos os prefeitos e prefeitas gaúchos a estimularem suas equipes para inscreverem seus projetos – de todas as áreas de governo – no Prêmio Gestor Público 2019. O sucesso da nossa sociedade é resultado de nossas ações!
 
Por Celso Malhani - Presidente do Sindifisco-RS

@ Siga no Instagram