Eventos realizados


Café com Candidatos - Olívio Dutra



Cidadania precisa ser apropriar do Estado, diz Olívio

 

Encerrando o ciclo de palestras "Café com Candidatos", que recebeu, nos meses de agosto e setembro, postulantes ao governo do RS e ao Senado Federal, o ex-governador e atual candidato ao Senado Olívio Dutra foi recepcionado nesta terça-feira (30) pelas diretorias da Afisvec e do Sindifisco-RS, associados e filiados interessados em conhecer mais sobre as propostas do candidato.

 

 

Olívio estava acompanhado do secretário-adjunto da Fazenda, André Paiva, e do secretário Odir Tonollier, que chegou um pouco mais tarde direto do aeroporto, vindo de Brasília. O subsecretário do Tesouro, Felipe Rodrigues e a chefe de Gabinete do Secretário da Fazenda, Iria Salton, também prestigiaram o evento.

Todas as edições do "Café com Candidatos", que teve início no dia 22 de agosto, com a candidata ao Senado Simone Leite e com as posteriores participações de Viera da Cunha (27/8), Ana Amélia Lemos (28/8), Tarso Genro (2/9), José Ivo Sartori (4/9), Lasier Martins (16/9) e Pedro Simon (18/9) foram realizados no Hotel Embaixador, em Porto Alegre. Em função de dificuldade na agenda do candidato Olívio Dutra, o Café com Candidatos do dia 30, inicialmente agendado para ser realizado às 8h30, como os demais, teve de ser transferido para o horário do meio-dia, fato pelo qual foi realizado um almoço. 

Confira aqui a cobertura completa dos oito encontros.

Afirmando ter plena consciência dos erros cometidos pelo PT, Olívio falou da importância dos projetos sociais que vêm sendo desenvolvido pelos governos Dilma e Tarso e ressaltou a necessidade de que tenham continuidade, independente do governo eleito. "Política de Estado independe de quem governa, do partido ou do conjunto de partidos", afirmou.
Segundo o candidato, que diz reconhecer a legitimidade - apesar dos exageros cometidos - das manifestações populares de junho de 2013, instigar a cidadania está na base de sua postulação ao Senado Federal. "Temos que criar uma consciência cidadã para que a cidadania se aproprie do Estado, nas suas três dimensões, para fazê-lo funcionar bem para a maioria da população", afirmou.
Olívio também enfatizou a urgência de se fazer as reformas política, agrária, tributária e urbana, que, há anos, estão engavetadas no país. Para o candidato, a reforma política tem preponderância sobre as demais, pelo caráter universal que tem. Em relação à reforma tributária, ele constata que "hoje temos uma estrutura tributária na qual quem tem mais (recursos financeiros) paga menos (impostos), e quem tem menos paga mais". O candidato se comprometeu, caso eleito, a debater com a categoria as soluções para os problemas tributários atuais e a relação com a União.
Dirigindo-se aos auditores-fiscais da Receita Estadual, o candidato falou da importância de governantes poderem contar com o apoio de carreiras de Estado. "É fundamental ter pessoas como vocês, funcionários de Estado, homens e mulheres que entram por concurso público, que se atualizam permanentemente", afirmou. "Nós precisamos ter um Estado Republicano, democrático, de Direito, com um funcionalismo profissional", complementou, ressaltando a importância da independência de atuação profissional em relação ao que chamou de "humor dos governantes".
Após a fala do candidato Olívio Dutra, o secretário Odir Tonollier enfatizou que o "ICMS, principal produto do Estado, é a maior vítima da guerra fiscal, atingindo diretamente a população". Ele afirmou, ainda, que a questão da guerra fiscal não se trata apenas de uma disputa entre Estados e sim "uma disputa entre o poder econômico".
Conforme combinado entre a organização do Café com Candidatos e a assessoria do candidato, as perguntas - preferencialmente, propositivas - podem ser enviadas para o e-mail tinag31@gmail.com.

@ Siga no Instagram