Eventos realizados


Café com Candidatos – candidata a governadora Ana Amélia Lemos




Ana Amélia Lemos participa do Café com Candidatos

A candidata ao governo do Estado pelo Partido Progressista e pela coligação Esperança que une o Rio Grande, Ana Amélia Lemos, acompanhada do candidato a vice-governador Cassiá Carpes (SDD) e do candidato a deputado estadual Ademar Petry (PP), falou sobre os projetos para o RS aos auditores-fiscais da Receita Estadual que participaram do "Café com Candidatos” desta quinta-feira (28).

O evento, promovido pelo Sindifisco-RS e pela Afisvec, foi realizado no Hotel Embaixador, em Porto Alegre.

Em relação à dívida do RS com a União, a candidata enfatizou que, no Senado, estava trabalhando pela aprovação, ainda em novembro de 2013, de um projeto de iniciativa do governo federal para a mudança do indexador. Segundo Ana Amélia, no início da atual legislatura do Senado Federal, o então presidente da Comissão de Assuntos Econômicos daquela casa legislativa, senador Lindenberg Farias (atual candidato ao governo do RJ), disse, na ocasião, que o projeto será votado por acordo entre os governadores do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e de Alagoas, Teotônio Vilela, em novembro desse ano. "Eu estou duvidando que, em novembro, a gente vote essa matéria”, concluiu.

Sobre a forma de repartição das receitas públicas, a candidata afirmou que o RS deveria liderar um movimento para alterar o atual modelo, de forma a descentralizar os recursos arrecadados.

Para Ana Amélia, a Fazenda do RS e os auditores-fiscais são peças fundamentais, porque "não há margem para fazer qualquer reajuste ou qualquer aumento de impostos”. A receita apontada pela candidata para os cofres do Estado é cobrar de quem deve e simplificar o sistema tributário. "Penso sempre que imposto menor aumenta a base de contribuição e imposto maior aumenta a sonegação”, afirmou.

Ao final do encontro, a candidata respondeu uma pergunta do auditor-fiscal Eduardo Brasil sobre a disponibilidade, enquanto governadora, se eleita, de trabalhar as questões "internas ao Estado” para buscar soluções. Brasil se referiu às administrações indiretas, que, segundo ele, são verdadeiros drenos de recursos. "Nós estamos com um meio recheado de mais, caro de mais, e a atividade fim deficiente”, respondeu Ana Amélia, dizendo que necessário cuidar da qualidade, do controle, e da racionalização do gasto para evitar a superposição de atividades.

Agende-se

Já estão confirmadas  as  datas dos cafés com os candidatos Tarso Genro (2/9), José Ivo Sartori (4/9) e Lasier Martins (16/9). Para mais informações, entre em contato com as secretarias da Afisvec e do Sindifisco-RS.


@ Siga no Instagram