25/05/2011
Em ato realizado no auditório da Escola da Ajuris, na noite desta quarta-feira (25) foi lançado o Movimento pela Transparência dos Benefícios Fiscais. O presidente do Sindifisco-RS, Luiz Antônio Bins, o vice-presidente, Celso Malhani, e o diretor de Assuntos Previdenciários, Fábio Nowaczyk, representaram a entidade no evento, que contou com a presença de diversas autoridades dos 3 Poderes, além de inúmeras entidades de classe. O Movimento é uma iniciativa da União Gaúcha em Defesa da Previdência.
Em seu pronunciamento, Bins lembrou que o Movimento não pretende questionar a importância dos benefícios fiscais, mas sim a sua transparência e um maior controle social. Bins criticou também a “famigerada guerra fiscal” que é, segundo ele, uma das mazelas da sociedade. Para ele, esse problema praticado por todos os estados poderia ser resolvido com uma reforma infraconstitucional, mas ainda há uma clara falta de vontade política.
O presidente do Sindifisco-RS disse ainda ser necessário criar um movimento para fortalecer a federação e rediscutir o pacto federativo. Ele citou diversos pontos que sufocam o RS e que poderiam ser resolvidos, como encargos da dívida, repasses aos estados e os royalties do petróleo e do pré-sal.