Notícias
20/03/2009 CORREIO DO POVO
Governo adia concursos públicos e poupa R$ 1,0 bi
Brasília — O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse ontem que os concursos públicos que já haviam sido aprovados para este ano serão mantidos. Os demais, previstos mas ainda não aprovados, serão negociados com os ministérios caso a caso, afirmou.
Segundo Bernardo, não há perspectiva de despesas extras de pessoal no ano. Mas assegurou que os reajustes do funcionalismo público não foram adiados. Ele falou sobre a manutenção dos concursos durante o anúncio de revisão da estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, em Brasília. Conforme o ministro, o governo federal trabalha agora com um crescimento previsto de 2% contra os 3,5% que constava na proposta de Orçamento de 2009.
Segundo Bernardo, mesmo com a manutenção, haverá atraso na abertura dos concursos e na posse dos aprovados. 'Estamos mudando as datas de contratação. Vamos divulgar passo a passo. Até porque são vários concursos de várias instituições e de vários órgãos públicos. Então, quem está esperando concurso, precisará ter paciência', afirmou. O ministro explicou que a reprogramação das posses dos concursados vai representar uma economia de R$ 1,066 bilhão aos cofres do governo este ano. Também garantiu que a redução nos investimentos não incluirá recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Outra garantia dada por ele é que o programa de habitação popular, que deve ser anunciado na próxima semana, não será comprometido.